quinta-feira, julho 29

Senai Design

Acabei de voltar do Senai Design e do lançamento do Caderno de Tendências Verão 2010/2011. Fui com um convite enviado para a revista Ótima, onde fiz meu estágio curricular. Na verdade, esperava apenas uma palestra e, bem, teve realmente uma, mas uma BEM interessante. As palestrantes foram a Alba Lima e a Marlúcia, cujos currículos não consigo lembrar. Mas o que chamou atenção realmente, não foram os nomes, mas o tema da palestra: tendências. Pense em um termo enjoativo para quem escreve qualquer coisa sobre moda. Mas as duas mandaram muito bem, pois, como frisou a Alba, não se trata de falar “isso é tendência, isso não é”. E, sim, de apontar alguns estilos e mercados que poderiam ser explorados pelos estilistas e designers locais.

Sem mais delongas e blá blá. Vou mostrar para vocês alguns dos looks de estilistas e estudantes do curso técnico de Vestuário. Voilá!

As palestrantes: Alba, em primeiro plano, e Marlúcia ao fundo


Look da Perpétua! Achei lindo, além de ser muito interessante a armação com colheres de pau que ela usou.


Chico Coimbra é sem comentários. Ele é extremamente performático, pouco óbvio e MUITO ousado.


Inspiração sportwear, futurista e adivinha baseada em que? Twitter. Por isso a modelo está amarrada!


Minha irmã é fã número 1 de Julienne! Ela arrasou, pena que a foto não ficou boa.


Pára tudo! Olha Tábora "modelando"! Morri!


Os dois looks acima foram feitos por uma estudante do curso técnico que, não precisa nem dizer, tem muito bom gosto. Ando meio chateada com a mídia em cima dos sapatos Oxford, mas eles fecharam com chave de ouro o estilo romântico. Alguém me diz qual era o nome dela?

Desculpem a qualidade das fotos, estava tirando sem flash porque a iluminação estava boa no início, mas depois só deu para mim! Desculpem eventuais erros, esse post foi feito às pressas! Também não tive tempo para apurar o nome de todos os nossos estilistas, mas essa eu fico devendo!

segunda-feira, julho 26

Meus amigos sabem procurar - artesanato online

Nem sempre dá para produzir os melhores posts do mundo para atualizar o blog, então, enquanto as minhas superproduções não ficam prontas, eu vou postar pequenas coisas que encontro (por meio dos meus amigos), mas que são igualmente legais.

Ontem, a Carulhina me surpreendeu com um link I-N-C-R-Í-V-E-L! Cansado de procurar, em milhares de lojas pela internet, um pequeno e único artigo artesanal que você nem mesmo tem certeza que existe? Pois seus problemas acabaram! Mesmo mesmo.

Fuçando um pouquinho mais no site do Elo7, descobri que o portal de comércio virtual de produtos feitos a mão, já existe há 2 anos e saiu em várias revistas. Mas eu não me admiro de não conhecê-lo, já que eu não sei procurar mesmo. Minha amiga que descobriu o site estava à procura de camisetas descoladas (lembra que ela apareceu em uma matéria sobre a camisa do Brasil?), mas, quando eu abri o link, só consegui ficar embasbacada, pensando em todas as possibilidades de encontrar as coisas mais legais do mundo nesse lugar.

O impacto foi tão grande, que perdi uma hora mexendo e remexendo em busca dos meus achados. No final das contas, achei coisas bem interessantes, mas nada que me enchesse completamente os olhos (e o bolso). Então, lendo uns blogs que sigo, hoje, me deparo com o link de uma artesã de bijuterias e, voilá, era do Elo7. De repente, ele se tornou um dos meus sites preferidos na busca de umas bijoux com perfume vintage! (suspiro)

Pra não aparecer aqui de mãos abanando, fiz umas buscas aleatórias e trouxe algumas "hypes" do momento, em produtos artesanais e brasileiríssimos.

1. Alice
Não precisa nem dizer o porquê de Alice no País das Maravilhas estar tão pop em todos os meios. Mas, mesmo sendo ultra popular e modinha, sempre me atraiu qualquer coisa em que estivesse o Gato Risonho (apesar de eu ter medo dele XD). Essas bijoux foram algumas das que encontrei e que mais me chamaram atenção!

2. Cerejas
Desde que saíram fotos da quarta temporada de Gossip Girl, em que a Blair usava uma blusinha de cerejas do Moschino, TODO mundo passou a amar muito mais cerejas do que já amava! Não sou tão fã das benditas, mas até arriscaria ter uma carteira dessas.

3. Gatos
Parece que amar gatos é mais uma modinha, principalmente entre as blogueiras, mas a verdade é que eles são irresistíveis, como a minha Panqueca! Achei esse adesivo e fiquei babando, aqui, na frente do pc!

As legendas das fotos são os links das lojas que usei para fazer essa matéria. Mas, caso queira ia à página principal, é só "Tcharam!"

sexta-feira, julho 23

Onde encontrar: vestido de formatura

Conversando com as minhas colegas de redação, hoje, surgiu o assunto que, desde cedo (um semestre de antecedência), preocupa as universitárias que estão próximas de se formar: vestido de formatura.

Sou filha de costureira e a minha primeira providência, antes mesmo de pagar o carnê da formatura, foi com o “modelito”. Parece muito fútil (e é), mas toda mulher quer estar bem no dia da sua formatura. Geralmente, não perco muito o sono na escolha de vestidos, por que, pelo menos isso, eu sei procurar um pouco.

Então, aqui vão algumas dicas:

1. Quer economizar? Encontre uma boa costureira. Graças a Deus, nunca tive que procurar uma (e isso vai ser tema de post), pois uma boa é um espécime em extinção, ainda mais se cobrar barato! Mas, se você conhece uma, mesmo que ela não cobre barato, é necessário avaliar o quanto você pagaria pelo mesmo modelo em uma loja e se você conseguiria encontrar alguma peça exatamente igual ao que você idealizou.

2. Onde você encontra mais opções de vestidos? Por certo não são nas revistas do tipo: Formatura. As revistas desse tipo geralmente trazem modelos muito sóbrios e bem convencionais. As melhores revistas para encontrar vestidos de formatura são, na minha humilde opinião, as de vestidos de noivas. É óbvio que ninguém vai copiar o modelo branco e com véu e grinalda. Na verdade, os vestidos de noivas, atualmente, são bem variados e muitos são perfeitos para uma ocasião como a formatura.

3. Cuidado com as revistas de celebridades! Os melhores modelitos do Red Carpet, do lançamento da novela e da premiere daquele filme podem ter sido realmente incríveis, mas, quando eles não estão além da capacidade das nossas costureiras mortais, são amplamente copiados pelas caçadoras de vestidos-iguais-ao-daquela-atriz-loira! Na minha experiência, no entanto, não observei muita cópia de celebridades internacionais, mas de personalidade nacional e “global”, pode apostar!

4. Estilistas não são só para pessoas ricas. Porque não usar um Reinaldo Lourenço? Sim, você também pode! Só precisa arrumar aquela costureira do tópico um: sua fiel escudeira. Enfim, não tenha medo de dar uma olhada no que os estilistas estão produzindo, normalmente, eles são ótimas referências para “inspirar” um modelito. E não precisa se só estilista bombado, não. O Arthur Caliman, por exemplo, tem um site que sempre vale a pena conferir antes de escolher um modelo.

5. Se você não quiser mandar fazer ou comprar um vestido de usará, provavelmente, apenas uma vez na vida, então a melhor opção é o primeiro aluguel. Funciona assim: você escolhe o modelo e paga a metade do valor necessário para a confecção do vestido. Depois, você devolve o vestido para a loja, que vai passar a utilizá-lo como mais um vestido para aluguel.

Para fechar, abaixo estão as fotos de dois vestidos de formatura de terceiro ano, o primeiro é da minha irmã (que, na verdade, é um top com uma saia) e o segundo é o vestido que eu mais amo no mundo *.*. Todos feito pela minha mãe.





Os folhinhos que formam o vestido!

sábado, julho 17

Entrevista: Filipe Risso

Olá, demorou, mas finalmente fiz uma nova entrevista. E depois dessa, resolvi que decididamente elas são as formas mais práticas de se tornar uma pessoa que sabe procurar e encontrar!

Para falar sobre compras via internet, convidei meu amigo Filipe Risso para esclarecer todas as nossas dúvidas. Mesmo sendo meu amigo há algum tempo, não o convidei por camaradagem. Visto que, entre os meus amigos e conhecidos, Filipe é o maior especialista em compras pela internet que eu já vi, prova disso é que o carteiro passa na casa dele toda semana com alguma encomenda e, mesmo quando não tem uma entrega, se olha Filipe, lança um cumprimento cordial: “Ê! Filipe”.

Se vocês pudessem ler minha DMs (e ainda bem que não), veriam como eu já pedi e implorei para Filipe ser meu personal shopper: um profissional para ajudar a achar as melhores aquisições pelos melhores preços. É uma pena (estou brincando) que ele esteja se dedicando ao Direito, pois teria muito jeito naquele ramo. Quem já aproveita das habilidades de Filipe de graça é a namorada dele, Heri. Normalmente quando ela está atrás de alguma coisa, recorre ao namorado para fazer buscas na internet.

Estão curiosos? Então, vamos ver o que Filipe tem a nos ensinar!

NSP: Há algum tempo, era bem raro realizar compras pela internet. Lembro quando comprei meus primeiros livros e todos ainda viam como muita desconfiança. Tu ainda te lembras quando e qual foi a primeira coisa que compraste e em que site?

Filipe Risso: Além de livros e DVDs, que no começo só comprava em sites mais conhecidos como Americanas ou Submarino, uma das primeiras coisas que lembro de ter comprado foi uma placa de vídeo pelo Mercado Livre. Quanto a compras internacionais, a primeira coisa que comprei foi um Nintendo Wii, que na época era absurdamente mais barato do que no Brasil.

NSP: Quais as principais vantagens de se comprar na internet?

Filipe: A comodidade e a variedade de produtos, principalmente. Como coleciono HQs sentia uma carência muito grande nas bancas de São Luis e, com sites especializados que não cobram frete como a LigaHQ, me poupo de sair de casa e recebo os produtos até antes que as bancas da cidade que sempre sofrem atrasos de uma ou duas semanas para a chegada de revistas. Os preços mais em conta são outro fator importante.

NSP: Apesar do desenvolvimento de muitas formas de segurança, quais são os teus conselhos para o consumidor não ser enganado nas compras “virtuais”?

Filipe: Sempre que possível utilizar um intermediário para realizar a compra quando for em algum site desconhecido ou sites de leilões, em que negociamos com terceiros. Para os compradores internacionais temos o Paypal que é aceito em qualquer loja e no próprio ebay por qualquer vendedor. Já no Brasil, temos o MercadoPago, Pagseguro e alguns outros que cobram uma pequena taxa, mas que valem a pena quando trata-se de itens de maior valor.

Pesquisar a loja ou vendedor onde se está comprando também é fundamental, uma simples procurada no Google e já detectamos se algum site, que às vezes nos trás preços que enchem os olhos, são realmente seguros ou só irão proporcionar grandes dores de cabeça.

NSP: Eu imagino que tu devas procurar e conhecer vários sites para comprar os objetos mais diversos. Como tu os descobres ou como chegas até eles? Tem alguma história peculiar de como chegaste a algum site muito legal por engano ou sem querer?

Filipe: A maioria dos sites acabo descobrindo por recomendações em blogs ou em alguns portais maiores como foi o caso do DealExtreme, site chinês que possui vários gadgets e algumas bugigangas que você não encontra em outro lugar e por preços incríveis, mas nenhuma história engraçada para ser contada. O que acontece mais é encontrar algum site e depois ir atrás de outros similares em fóruns, no google ou no próprio orkut.

NSP: O que te move a procurar coisas tão legais na internet? E o que tu geralmente procuras?

Filipe: As coisas que eu compro com frequência são camisetas, HQs e algumas action figures. Como eu gosto de colecionar essas coisas e tenho uma quantidade considerável, sempre que aparece uma promoção ou sobra um dinheirinho extra pra comprar eu vou atrás dos melhores preços.

NSP: Fica mais fácil encontrar presentes pra namorada, por exemplo, com a ajuda da internet. Qual foi o presente mais legal comprado na internet, que tu consideras, que já deu para Heri? E por quê?

Filipe: Com certeza! A variedade de produtos é bem maior e, com preços menores, podemos incrementar mais o presente. Fiz isso certa vez, quando montei uma cesta cheia de produtos legais e fofinhos do DealExtreme, que ela tem até hoje: algumas pelúcias, uns enfeites pra computador, pra cortina e essas decorações em geral. Além do que, economiza uma pernada no shopping atrás de presente.

NSP: Mesmo os mais iniciados nas compras online têm certo receio em comprar em sites como o Mercado Livre assim como em sites internacionais. Na tua opinião, esses meios são boas oportunidades? Eles também são seguros?

Já mencionei como se prevenir contra fraudes nesses sites, por isso considero, sim, eles bastante seguros e com preços abaixo do mercado, logo, bastante atrativos para quem anda querendo economizar um pouco. Na época em que o PS3 estava custando por aqui cerca de R$ 1500,00, consegui comprar no Mercado Livre por R$900,00.

NSP: Mais especificamente para sites internacionais. Já tive e conheço experiências desastrosas com a bendita alfândega. Em tua opinião, qual a diferença entre experiência e sorte nas compras internacionais? Que dicas tu darias para as pessoas que estão na dúvida entre economizar loucamente em eletrônicos, por exemplo?

Filipe: Qualquer pessoa pode comprar produtos sem pagar taxas desde que abaixo dos U$50,00. Se o produto ultrapassar esse valor corre o risco de ser taxado. Já aconteceu comigo algumas vezes, mas já era esperado. Quando comprei meu Wii, por exemplo, fui taxado. Mas ainda assim, mesmo com o valor do produto e as taxas, saiu por praticamente metade do preço do produto vendido no Brasil.

Meu PS3 comprei aqui mesmo e hoje em dia só tenho feito compras lá fora que não ultrapassem esse valor ou produtos de pequeno volume, já que certa vez comprei uma casinha de hamster para minha namorada e, mesmo o produto sendo abaixo de U$50,00, eles taxaram. Tive que mandar a nota fiscal para a receita e esperar mais de um mês para eles reavaliarem e poderem mandar de volta.

NSP: Com relação aos leilões virtuais, já participaste ou adquiriste algum objeto neles? Se sim, há algum mistério ou algum procedimento para o qual o consumidor deva estar atento?

Sim, já consegui alguns produtos mais em conta por leilões e não tem mistério algum. Você dá um lance e acompanha o produto. Se o seu lance for superado por algum outro comprador, você é informado por e-mail e pode dar um novo lance ou deixar já um lance máximo automático caso alguém tente cobri-lo. O melhor mesmo é ficar esperto para os leilões que estão se encerrando, pois assim você pode dar um lance no último minuto.

NSP: Já tiveste alguma experiência ruim com compras na internet?

Filipe: Tirando quando taxaram indevidamente o produto que mencionei ali em cima, as outras vezes que fui taxado já estava ciente que iria acontecer, foi com o Wii e com a placa de vídeo mais top de linha. Porém, já aconteceu de os Correios extraviarem meu produto e também de não recebê-lo quando não tinha código de rastreio. Para isso, o paypal oferece 40 dias para que o comprador entre com uma disputa para entrar em contato com o vendedor e negociar um novo envio ou o reembolso do dinheiro. Caso este se negue, a disputa pode ser convertida em uma reclamação e o paypal intermediará. Geralmente é o que faço, caso meu produto não chegue nesse prazo já deixo uma disputa aberta de antemão e aviso o vendedor que caso ela chegue nas duas semanas seguintes eu a encerrarei. Quando não chega, entro em contato com o vendedor para um reenvio.

Código de rastreio é o futuro!!! Pena que nem todos os vendedores utilizam. (Juro que imaginei Filipe pulando ao dizer a primeira frase).

NSP: Gostaria que tu indicasses cinco sites (de preferência pouco conhecidos) para as pessoas comprarem os bens mais diversos.

Filipe: ligahq.com.br - Sem dúvidas o melhor site de quadrinhos nacional. Além do frete grátis, ainda gera bônus a cada compra, que depois podem ser trocados por outros produtos.

shopto.net - Bom site de jogos com promoções semanais e custo baixo de frete.

dealextreme.com - Site comentado nas respostas anteriores com tudo o que você imaginar... ou não imaginar.

threadless.com - Site de camisetas descoladas, Yeah!

cornerstorecomics.com - Bom lugar para comprar action figures.

NSP: A última dúvida: tu ainda compras alguma coisa nas lojas de São Luís?

Filipe: Comida. (Agora sim, ouço uma risada).


Espero que tenham gostado!!

ERRATA: Heri teve que me dar uma super corrigida mesmo. O Colar é da Arwen e, não, da Galadriel. Foi mal pela heresia, galera! Esse erro deve ter sido motivado pelo fato de que eu nunca gostei da Arwen mesmo =p

Mais uma coisa: quem quiser saber um pouco mais sobre quadrinhos e animes, pode visitar o blog do nosso entrevistado. Só não tinha colocado o link antes porque não tinha encontrado. Mas olha só nerdshots.blogspot.com

segunda-feira, julho 12

Procura-se: Macacão

Um amigo sempre diz quando me encontra de macaquinho, que uma das coisas mais belas do mundo é uma mulher vestindo um desses. Não sei por que cargas d'água um homem acharia uma coisa dessas, visto que é, na minha opinião, uma peça bem masculina (de mecânico, ainda por cima). Vi um histórico do jeans, que falava do surgimento do tecido e do uso dele por funcionários de fábrica. O mais interessante é que ele ainda não era tão usado como calça, mas, sim, como macacão. Não sei por que, mas acho que ele deve dar um ar fofinho também, porque toda vez que uso os meus macaquinhos, as pessoas acham graça.

Tudo isso só para falar da minha frustração: nunca encontrei um macacão de calça! Então, como esse blog é para falar de como EU e muitas outras pessoas não sabem procurar, resolvi lançar essa campanha! Só para garantir que eles são um verdadeiro charme, reuni alguns modelos dos últimos desfiles Rio-SP, além de um da Urban Outfitters, que a Mariana me ajudou a encontrar.

Esse é bem clássico e o mais lindo, da UO!


Um bem ousado, mas bonito, da Colcci


Triton arrasa!


Incomum, mas fofíneo. Esse é para quem quer ficar menininha até de macacão, da Cantão ^^


Esse é bem discreto, da Ju Jabour


Apesar de ser masculino, adorei esse macacão da TNG. Look Croácia total!

Agora só falta encontrar um com aquele precinho, né? (E, claro, só depois de comprar os bilhares de livros do mestrado ;])

quinta-feira, julho 8

Experiências - para você NECESSARIAMENTE fazer em casa

Olá, gente! Desculpa a falta de postagem nos dias prometidos (Seg-Qua-Sex), isso está ocorrendo devido à alteração do meu fuso horário com a pressão da monografia e, mais recentemente, da minha vida de estudante para mestrado.

Desde muito tempo queria fazer uma experiência básica e postar o resultado no blog. Apesar de não ser uma coisa muito comum (o que eu fiz), achei que o resultado foi satisfatório e pode ser aperfeiçoado de acordo com os ingredientes que vocês disponham em casa!

Curiosos? Bem, então, a minha intenção era copiar um look da estilista Cris Barros que saiu na revista TPM do mês passado. Quando olhei a foto da Cris (minha amiga íntima), meu olho logo saltou para o sapato dela. Fiquei algum tempo pensando e conclui: definitivamente não tinha como ser uma bota, era uma sandália de tiras de amarrar com uma meia 3/4 preta. Pensei em todas as minhas sandálias e, por fim, me lembrei de uma que já tinha há 5 anos, de tiras de amarrar, na qual eu poderia dar uma boa experimentada.

Não me perguntem o porquê de eu possuir uma sandália de amarrar (confesso, foi por causa de uma cantora gótica), mas se não me engano essa da foto nem é a minha, é a da minha irmã!

Enfim, semana passada estava passando nas Americanas quando olhei as meias da Trifil por 1,99! Trouxe. O resultado vocês veem aí!

Vale lembrar que é uma boa opção pra substituir uma bota ou um sapato mais fechado no verão. Mas o look definitivamente tem cara de editorial de moda, foto de revista ou roupa de balada. Acho que com um short boyfriend ficaria bem legal. Porém, vou logo avisando: melhor procurar uma meia antiderrapante, porque escorrega demais XD

Ps.: Eu me divirto fazendo essas loucuras, sabia?


sábado, julho 3

Salão do artesanato paraibano

Já faz quase um mês que estive em Campina Grande, cidade do interior da Paraíba (que muito me plaît), mas nunca é tarde para falar de coisas boas e interessantes, né?

Como tenho família lá, sempre os escutei comentando sobre esse Salão, principalmente que lá tinham coisas bem legais, mas que geralmente eram bem caras. Esse ano, pude conferir e me surpreendi com a organização e profissionalismo do evento. Os artigos expostos e comercializados eram feitos com as mais diversas técnicas, o que deixa a gente com o orgulho danado de ser nordestino e ter uma cultura tão rica.

Da renda renascença ao curtimento do couro, da arte com a Chita ao trabalho com a madeira, além dos famosos artigos de algodão colorido (que serão tema de outro post). Enfim, o Salão desse ano foi intitulado Mãos de Chita e, logo na entrada, havia uma exposição de vestidos de artistas paraibanos feitos com Chita. O que eu mais gostei foi o dos estilistas Haendel Melo e Benigna Leal Melo, que combina a Chita com renda renascença. Iai, imaginou uma coisa bem regional e pouco glamourosa?? Errou.


No evento, encontrei coisas interessantíssimas, mas fiquei com vergonha de fotografar todas. Tirei apenas algumas fotinhos só pra mostrar um pouquinho do que é essa feira. Voilá!


Mini-fuxicos! A precisão de quem faz isso é incrível!


Nossa amiga, Mirella, posando com uma carteira de chita


Lindas florzinhas de pano *.*


Móveis feitos pelo artesão Flávio Romero com madeira descartada . O preço salta aos olhos, mas para quem já foi atrás desse tipo de móvel, é uma verdadeira pechincha encontrar um desses por menos de mil!

Não deu para pegar mais coisas, porque acabei chegando na seção que mais me interessava! Aí, já viu! Espero que tenham gostado.