segunda-feira, setembro 13

Onde encontrar - imagens de graça


Sempre gostei de imagens e, na verdade, acho que as pessoas tendem a serem mais influenciadas por um dos seus cinco sentidos. Por exemplo, meu tato, paladar, audição, visão e olfato estão ok. Mas, mais que música até, gosto de ver belas imagens e simplesmente apreciá-las. Do mesmo jeito, conheço pessoas que poderiam ser ameaçadas de morte, mas não conseguiriam viver sem escutar uma boa música.

Porém, o tema deste post não são vocações ou preferências pessoais. E, sim, como encontrar imagens grátis, boas e em alta resolução. Algumas pessoas têm necessidade de encontrar essas imagens simplesmente por prazer, para colocar no blog, fazer montagens etc. No entanto, tem muita gente que trabalha produzindo material gráfico, o que significa que obviamente terão que possuir boas imagens.

Aqui no Maranhão, pelo menos, a história de comprar imagens para anúncios é uma verdadeira história da carochinha. Porque pagar caro, afinal, se você pode encontrar uma imagem semelhante ou até melhor na internet? Eu acho um pouco injusto, mas é difícil lutar contra o sistema, quando faltam inclusive empresas de fotografias para oferecer esse tipo de serviço no estado. Para não ficar pior, é sempre bom não “roubar” as imagens alheias.

Resumindo, existem milhares de sites com banco de imagens grátis, mas já verifiquei alguns e não gostei do resultado. Alguns têm poucas imagens, ou em baixa qualidade, enquanto outros têm boas imagens, mas a maioria é paga. Ainda há a terceira categoria do: “Não consigo mexer neste site”.

Perguntei para três pessoas quais eram os seus sites de imagens preferidos e visitei-os, abaixo o resultado:

Gabriel Campos – fera no photoshop, publicitário da Ótima Propaganda e meu futuro professor – sempre me diz que o seu site preferido é o Stock.XCHNG, apesar de pesquisar em outros. O site que o Gabriel usa não oferece só imagens grátis. Quando você faz a busca aparecem imagens em cima e em baixo que são para comercialização. Outro detalhe é que, para obter as imagens grátis, você precisa se cadastrar. Aparentemente, o Stock.XCHNG é um dos maiores bancos de imagem da atualidade.

Izabel Almeida – graduanda em jornalismo e publicidade, Izabel é uma das pessoas mais eficientes que eu conheço. Ela revelou que o site onde mais procura imagens é o Shutterstock. As imagens que eu encontrei para uma simples busca de “happiness” foram imagens com cara de publicidade! No começo, não entendi como identificar as imagens free das pagas, mas Izabel me explicou que tem que se cadastrar para saber os detalhes das imagens, mas que há muitas de graça. Segundo ela, as qualidades do site são: “Bom... É fácil de navegar, as fotos são muito bonitas, em boa resolução. E a busca também é muito eficiente”. Falou e disse. 

Heri Carvalho – fotógrafa e maquiadora talentosíssima, Heri foi quem me fez descobrir o deviantart, na época em que ele era a melhor fonte de imagens de qualidade. Quando perguntei para ela os seus sites de imagens preferidos, adivinhem: Deviantart. Atualmente, ela também usa o weheartit, que é bem interessante apesar de eu não entender completamente a lógica do site (aparentemente, você vai adicionando imagens que gosta, não necessariamente suas em uma página). Além do ffffound.



Outras dicas:

Every Stock Photos e Creative Commons – além de terem nomes super legais, os dois sites são bem interessantes. Eles não são sites com imagens propriamente ditos, mas eles podem ser uma mão na roda, pois ao invés de acessar vários sites, você pode, por meio deles, procurar direto as imagens grátis ou liberadas para a divulgação.

Flickr – como é uma comunidade freqüentada por vários fotógrafos, geralmente possui boas opções de imagens. Minha chefa sempre dá uma olhadinha lá para ter idéias para as nossas fotos ou mesmo conseguir uma imagem de última hora.

quarta-feira, setembro 1

Experiência fashion - Oncinha




Estava planejando há séculos fazer esse post, então, voilá!

Catherine McNeil no editorial da Vogue de setembro (via blog estilo garota)

Há algum tempo, confessei para uma prima que tinha uma vontade imensa de ter um shortinho com estampa de oncinha (ou leopardo, já que não diferencio bem) em um modelinho bem romântico, meio balonê. O short de oncinha dos meus sonhos tinha uma estampa extremamente bem feita, leia-se um pano de qualidade e sem cara de ser baratinho.

Quando entrei na loja de tecido e fui atrás do tal pano, minha prima fez aquela careta e disse: “credo, isso é tão brega! É vulgar!”. Ok, era a opinião dela, mas desde então decide que minha missão seria mostrar ao mundo que oncinhas não eram bregas ou vulgares (música de revelação em filme épico)!

Muito tempo se passou e cá estou, em frente a algumas imagens selecionadas dentre tantas outras que mostram, por a mais b, que os prints felinos não são nada démodés. Principalmente, o novo costume de oferecer essas estampas em outras cores que não as originais. Mas fato é que é muito fácil deixar uma estampa menos brega ou vulgar em uma capa de Vogue, editorial e desfile de moda, não é? Isso sem falar nos acessórios felinos, principalmente nas bolsas de leopardo que estão fazendo a cabeça das celebridades.

Poderia passar a noite demonstrando como esta é uma modinha. Mas importa neste post é que, ainda assim, muitas pessoas ainda nutrem preconceito contra as estampas.

Separei algumas imagens para mostrar como elas podem ser chics e, mais do que imagens, finalmente comprei a minha primeira peça de roupa com essa estampa (na cor original), que é, em minha opinião, super fofínea. Esperei muito tempo para comprá-la, mas finalmente me decidi (50% off).

O problema que surge depois de comprar uma peça como essa é simplesmente: como usar? Bem, testei algumas possibilidades:

Não lembro onde peguei a imagem, mas me inspirei muito no look da Lara Stone


Achei essa capa muito interessante, pois combina a estampa com uma rendinha




Tirando a péssima qualidade da foto e da modelo, eu quis mostrar para vocês (e para mim) como poderia usar meu casaquinho. Procurei um cardigã, mas ele já tava esgotado e era de lurex, então nem ia gostar mesmo. 

O look que eu mais curti foi o que chamei de alternativo (apesar de eu estar parecendo bem gordinha). Combinei com uma blusa básica, um shortinho e um sapato estilo oxford só que com uma pegada mais esportiva (acessório de mamãe, que já adorava os sapatos muito antes de virar moda!).

Mas diz aí, vocês gostaram do meu casaquinho? Nem era fã do Miele, mas acho que ele arrasou na cor e na textura dessa estampa. Abraços.