sexta-feira, outubro 22

[Maranhão é fashion] Renda de Bilro


O bom de trabalhar com o jornalismo é que você sempre tem a oportunidade de conhecer coisas fantásticas. Uma delas é a arte da renda de bilro, que a minha colega de trabalho soube tão bem descrever na matéria que fez para a edição de Outubro/Novembro da Ótima.

Todo mundo já deve ter ouvido falar da renda renascença, que é bem cara e normalmente é usada em produções luxuosas, como vestidos de noivas. Na feira do artesanato da Paraíba, lembro que encontrei uma saída de praia dessa renda por 800,00 reais!

A renda de bilro é uma cultura tão antiga quanto, mas menos conhecida e, consequentemente, menos reconhecida. No Maranhão, ela é feita, sobretudo, na Raposa. Lá as peças custam uma média de 45,00 reais um colete, 25,00 uma regata com detalhes em renda e por aí vai.

Nunca tinha ido conferir o trabalho das rendeiras, mas já possuía um colete que ganhei de presente de uma amiga. Quando fui, meu encantamento triplicou. Ver dona Branca, uma das mais antigas rendeiras do local, trabalhando os bilros com tanta naturalidade e rapidez me fez admirar ainda mais essa arte local. E o melhor  é que na maioria das vezes dá para reconhecer a renda oriunda do bilro pelas pequenas florzinhas que as artesãs gostam de fazer (como as da foto de abertura).

Não tem como falar de renda de bilro e não falar da designer de moda Raíssa Lima, recém-graduada pelo UniCeuma. Ela fez uma coleção baseada em Elvis Presley e ainda aproveitou, de quebra, pra usar a renda de bilro da Raposa e dar uma cara super glam e rock and roll para as peças. Algumas fotos da coleção dela também estão na matéria da Ótima.

Ps.: Todas as fotos que ilustram esse post foram capturadas por Rodrigo Corrêa, fotógrafo da Ótima.

Essa são as habilidosas mãos de Dona Branca trabalhando com o bilro.

Essas foram as páginas da Ótima com as peças da Raíssa. (e ainda tem muito mais coisa na matéria!)


4 comentários:

Anônimo disse...

É tudo lindo demais, mas juro que pensei que as peças lá seriam mais caras q isso!rs

Bjs

Anônimo disse...

Lindo lindo!!! E eu adoro posts em que eu aprendo coisas novas! Gostei muito! Bjks


http://hotticket.wordpress.com

Unknown disse...

Tenta fazer o vestido! Meu pai fez um uma vez, mas era tipo um regatão. Ele pintou todo o tecido em varios tons e fez inteiro de flores. Dá um trabalhão, mas vale a pena. Vou te mandar o link pra vc ver (é a primeira foto):

http://atelierpauloloureiro.blogspot.com/2009/11/pecas-inovadoras.html

Beijoos

Sara Marinho disse...

Eu olhei essa matéria na Ótima, mas confesso que passei o olho e não li a respeito. Foi o destino Thiago Leite Mota que me fez encontrar esse blog e, agora, fiquei super interessada rsrsrs. Essa blusa preta que a modelo está usando é linda demais. É uma peça da Raissa, não? Como faço pra conhecer o material dela? Beijos

Ps: Ótimo blog.