quarta-feira, junho 23

Achados - revistas!

Há muito tempo estou pensando em fazer essa postagem no Não sei procurar. Como viciada por revistas que sou, não pude deixar de fazer uma menção especial às revistas institucionais que são verdadeiros achados.

Há uns 2 anos, uma professora comentou em aula a qualidade da revista TAM Magazine, que hoje se chama TAM nas nuvens. Desde esse dia, como ADORO ganhar revista, pegar naqueles papéis (desculpa meio-ambiente), folhear e degustar as imagens, textos e diagramações, eu rapidamente pedi para todos os meus conhecidos que viajavam de avião que trouxessem este mimoso souvenir para mim. A partir do ano passado, também passei a querer degustar as revistas da concorrência, a revista Gol Linhas Aéreas inteligentes, principalmente depois que eu descobri que eram feitas pela Editora Trip.

Nessas revistas, o mais fantástico é perceber como os jornalistas conseguem fazer o dito jornalismo de serviço de uma forma espetacular. Para quem não tem idéia do que seja esse tipo de jornalismo, é só, por exemplo, observar alguns finais de matérias em que se escreve “Serviço” e se dão algumas informações que jornalista nenhum quer botar no texto, como o preço do ingresso de uma exposição. Esse tipo de escrita acaba sendo bem pouco original, mas a galera que faz as revistas da TAM e da GOL dão uma verdadeira aula de como fazer textos agradáveis com essas informações chatinhas.

Duas revistas bem legais, uma delas não institucional apesar de ser produzida por um banco, são as Revista da Cultura da livraria Cultura (duh!) e a revista continuun do Itaú Cultural. Sou suspeita pra falar da revista continuun, porque meus olhos brilharam na primeira vez que a vi. LINDA! BELÍSSIMA! E o melhor? Sabe aquela matéria e aqueles temas que você NUNCA imaginou encontrar em uma revista? Pois é, tem lá. Um dos mais fantásticos que eu pude ler foi o que falava sobre conectividade (e esse foi um dos temas mais comuns). Se aceitarem a dica, leiam a matéria “Dentro da caixa de sapatos”.

Já a Revista da Cultura nunca tive a oportunidade de ter em mãos, mas a utilizei por exemplo para fazer uma matéria sobre Nouvelle Vague! E, por essa e outras matérias, posso garantir que é jornalismo cultural feito a altíssimo nível, melhor até que de revistas especialistas no assunto.

A última revista que indico é BEM institucional, mais que todas. Na verdade, acredito que ela já faça parte de um fenômeno jornalístico: o megalogue. Essa revista, como diz o nome, combina revista (magazine) com catálogo (catalogue). As empresas que mais fazem isso são... Adivinha? As do setor da moda, como a Melissa. A primeira e última revista que eu li da Melissa, que por sinal foi a primeira lançada, tinha uns textos interessantes, mas bem curtinhos. Agora, não sei se ela ainda “peca” nos textos, mas se pecar, da mesma forma vale à pena dar uma olhadinha só pela beleza da revista.

Enfim, espero que gostem.

Como conseguir as revistas

TAM e Gol: viajando de avião! Mas a TAM também disponibiliza as edições em pdf
Itaú Cultural: Dava pra receber de graça. Dava, não dá mais. Agora tem que ir em SP pegar ou olhar pelo site.
Revista da Cultura: Disponibilizam online, mas descobri que dá pra fazer assinatura! E é muito barato! Mas quem viajar e passar numa Cultura também pode pegar de graça.
Melissa: Online e nas lojas oficiais.


5 comentários:

mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mariana disse...

essa "uma professora" tbm comentou isso comigo :)

eu adoro as revistas da TAM e da Gol. acho que são "levinhas" e não são "vazias". me fiz entender?

:*

Seane Melo, Secoelho disse...

Claro! Concordo plenamente! Aliás, tu sabe que eu sempre pego essas revistas, né? Tu tava comigo no vôo que eu peguei as revistas da Gol XD

Anônimo disse...

Seane é uma pessoa estranha. Por que ela leria revistas comuns, não é?
Imaginar que por um momento eu acharia uma gloss aqui na postagem... tsc tsc.

Mas falando sério, não conhecia essas revistas ai. E quem sou eu pra falar, só leio Seleções atualmente.

Unknown disse...

Pensei q eu fosse a única pessoa a ler as revistas do avião, ñ to sozinha nessa. Mas falando em revista institucional dá uma olhada na 35° RP alternativo. Ficou bem diferente das anteriores, tanto projeto gráfico e texto.
Seane, to gostando mt do teu blog. Bem divertido.
Saudade d ti na cores!=**