sexta-feira, julho 23

Onde encontrar: vestido de formatura

Conversando com as minhas colegas de redação, hoje, surgiu o assunto que, desde cedo (um semestre de antecedência), preocupa as universitárias que estão próximas de se formar: vestido de formatura.

Sou filha de costureira e a minha primeira providência, antes mesmo de pagar o carnê da formatura, foi com o “modelito”. Parece muito fútil (e é), mas toda mulher quer estar bem no dia da sua formatura. Geralmente, não perco muito o sono na escolha de vestidos, por que, pelo menos isso, eu sei procurar um pouco.

Então, aqui vão algumas dicas:

1. Quer economizar? Encontre uma boa costureira. Graças a Deus, nunca tive que procurar uma (e isso vai ser tema de post), pois uma boa é um espécime em extinção, ainda mais se cobrar barato! Mas, se você conhece uma, mesmo que ela não cobre barato, é necessário avaliar o quanto você pagaria pelo mesmo modelo em uma loja e se você conseguiria encontrar alguma peça exatamente igual ao que você idealizou.

2. Onde você encontra mais opções de vestidos? Por certo não são nas revistas do tipo: Formatura. As revistas desse tipo geralmente trazem modelos muito sóbrios e bem convencionais. As melhores revistas para encontrar vestidos de formatura são, na minha humilde opinião, as de vestidos de noivas. É óbvio que ninguém vai copiar o modelo branco e com véu e grinalda. Na verdade, os vestidos de noivas, atualmente, são bem variados e muitos são perfeitos para uma ocasião como a formatura.

3. Cuidado com as revistas de celebridades! Os melhores modelitos do Red Carpet, do lançamento da novela e da premiere daquele filme podem ter sido realmente incríveis, mas, quando eles não estão além da capacidade das nossas costureiras mortais, são amplamente copiados pelas caçadoras de vestidos-iguais-ao-daquela-atriz-loira! Na minha experiência, no entanto, não observei muita cópia de celebridades internacionais, mas de personalidade nacional e “global”, pode apostar!

4. Estilistas não são só para pessoas ricas. Porque não usar um Reinaldo Lourenço? Sim, você também pode! Só precisa arrumar aquela costureira do tópico um: sua fiel escudeira. Enfim, não tenha medo de dar uma olhada no que os estilistas estão produzindo, normalmente, eles são ótimas referências para “inspirar” um modelito. E não precisa se só estilista bombado, não. O Arthur Caliman, por exemplo, tem um site que sempre vale a pena conferir antes de escolher um modelo.

5. Se você não quiser mandar fazer ou comprar um vestido de usará, provavelmente, apenas uma vez na vida, então a melhor opção é o primeiro aluguel. Funciona assim: você escolhe o modelo e paga a metade do valor necessário para a confecção do vestido. Depois, você devolve o vestido para a loja, que vai passar a utilizá-lo como mais um vestido para aluguel.

Para fechar, abaixo estão as fotos de dois vestidos de formatura de terceiro ano, o primeiro é da minha irmã (que, na verdade, é um top com uma saia) e o segundo é o vestido que eu mais amo no mundo *.*. Todos feito pela minha mãe.





Os folhinhos que formam o vestido!

5 comentários:

Maiara Bentiví disse...

Adorei o post, amiga!
Realmente, vestido de formatura é assunto sério, pq mesmo não sendo "pra sempre" (principalmente o "primeiro aluguel"), as fotos ficarão eternamente nos relembrando os bons e únicos momentos daquela noite.
Sendo assim, nada de poupar esforços para unir bom gosto e conforto em uma noite tão especial!!! ;)

Adorei o teu vestidos de folhinhos, super discretos e delicados, que só aparecem de perto! Aprovado, o(e "a") modelo e a costureira!

Bjão e até segunda,
Mai.

Unknown disse...

Amiga, obrigada pela visita e pelos elogios lá no blog! Que coincideincia mulher! Meu pai tbm é costureiro e faz vestidos de festa lindos!! Nunca tive problemas com isso, mas as meninas sempre sofrem. Tem medo de arriscar em criar algo diferente e acabam caindo em lugar comum! Parabéns pelo post! beijoos

Mariana Neves disse...

Ótimo post, deve ter ajudado muitas meninas indecisas hahahaha.
Achei lindo o segundo modelo com esse drapeado. AMO ROSA!!
Beijocas

http://beauty-lamp.blogspot.com/

Flávia Batista disse...

Seaneeeee, eu quero teu vestido, me dá?!!!
Lindoooooooooooo!!!

bjss

Anônimo disse...

Eu só acho que as fotos do post não fizeram jus a beleza dos vestidos. O teu então, ficou lindamente eternizado nas fotos de formnatura :}